sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"Rumbora, sai do mei"

Então tá, vamos ver se eu entendi: eu sou nordestina, nascida e criada no Piauí e por isso (só por isso) eu estou sendo julgada, difamada, execrada, reduzida à zero. É isso? Tudo bem então, vamos lá. Não, mas eu posso falar agora, ou vou ter que ficar mais uma vez de camarote vendo e ouvindo isso que vocês andam falando? Ah, sim, obrigada! Pois bem, agora sim, vamos lá.

Enquanto dentro da humanidade houver desumanidade sempre haverá pessoas como as que eu vou citar: Mayara Petruso e Sophia Fernandes.

Mayara Petruso, estudante de Direito, após a vitória da atual Presidente Dilma Rousseff, utilizou suas redes sociais para atribuir a "culpa" dessa vitória aos nordestinos. Mas aí eu pergunto: que culpa temos nós? Acho que ela não sabia, mas mesmo que as regiões norte e nordeste não tivessem participado da votação ainda assim Dilma teria ganhado. O colégio eleitoral que elegeu a Presidente chama-se Minas Gerais. Agora me digam, Minas Gerais fica no Nordeste? Acho que não. Ela só não poderia ter esquecido de jeito nenhum que o Deputado Federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o TIRIRICA (PR - SÃO PAULO) foi o mais votado do Brasil. Definitivamente, ela não deveria ter esquecido que o próprio SÃO PAULO elegeu um nordestino.

Sophia Fernandes (fake)*, atualmente, utilizou-se também de suas redes sociais para também proferir grandes ataques à nós nordestinos. Em uma de suas infelizes passagens ela questiona se o Piauí fica no Brasil. Santa ignorância. Perdoe-a, Senhor, ela realmente não sabe o que diz! Em outra passagem ela nos chama de cortadores de cana e catadores de mandioca. Será que há mesmo algum mal nisso e os nordestinos não sabem ainda? Ao fim de tudo (nem se fim ainda) ela reclama dessa "bosta de república".

Fato é que, "bosta de república" ou não é onde essas medíocres, para nossa infelicidade, nasceram. O Brasil é grande, eu sei. Marcado por toda a diversidade regional e cultural. No nordeste, talvez elas não saibam ainda, mas há quem nasça em berço de ouro. A televisão mostra a seca, a desnutrição, os pés rachados e cansados, o fardo, a fome, o casebre, as ruas sem sequer calçamento, a pobreza, o lixo, o trombadinha. Mas o que as lindas aí não sabem é que em 2009 a melhor escola particular do país chama-se Instituto Dom Barreto em Teresina-PIAUÍ.

Certa vez conheci um Rio Grandense do Sul. Ele reclamava de tudo. Reclamava porque os carros param para que os pedestres pudessem atravessar na faixa. E ele não estava gostando dessa ideia porque, como ele mesmo dizia, "lá no SUL você vai atravessando a rua e não perde tanto tempo parado". Ele reclamava também do calor de Brasília, dos ônibus, das paradas de ônibus, das pessoas, da baladas, da meninas, do ar seco, enfim. Ele veio assumir um concurso de nível médio para ganhar pouco mais de R$ 2.000,00 em uma das cidades mais caras do país. Agora me digam, o que é mesmo que ele veio fazer aqui reclamando desse tanto?? Com certeza no seu querido Estado ele não conseguiu oportunidade melhor que essa.

O sentimento é de insegurança, tristeza, perplexidade, algo assim. Mas tudo bem, elas e ele que estão infelizes nos locais onde estão, só lamento. O tempo é de renovação. É de quebrar barreiras para construir a humanidade de mãos dadas, com amor e respeito.

Bom, elas não gostam dessa "bosta de república", né? Tudo bem. Desocupem o território, então! Simples assim. Não já dizia o ditado: "os incomodados que se retirem"? Então, façam-nos esse favor, Mayara Petruso e Sophia Fernandes, já que vocês não querem permanecer nessa "bosta de república" ao lado de catadores de mandioca e cortadores de cana, tem o Uruguai logo ali, vai que os hermanos recebem vocês de braços abertos. Tentem lá! Ah, tem um oceano aí do lado também. Vão morar num barco e criar a República massa de vocês.

Xispa...

*Sophia Fernandes é um perfil falso nas redes sociais. Ao citar seu nome, fiz alusão à quem esteve por trás disso tudo.

[Por Carol Moreno]

2 comentários:

  1. Pois é...fiquei sabendo esses dias...mas só coloquei o nome delas porque foram os que apareceram na mídia. De qualquer forma, alguém por traz daquela foto pegou bem pesado com os nordestinos.

    O texto foi um desabafo, um protesto contra as pessoas que fazem isso. O nome das meninas foi mais representativo do que qualquer outra coisa. Elas representaram uma parcela da população bem preconceituosa, certinho???

    De qualquer forma, acho que vou alterar...ehehhe!! valeu pela dica... ;)

    ResponderExcluir